Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação.
Palavras-chave:
relação família-escola, parceria escola-família, envolvimento parental.Resumo
O artigo aborda as tendências contemporâneas de intensificação das interações entre a família e a escola e a ampla visibilidade social desse fato. Examina os fatores que estão na origem de tal movimento, a saber: de um lado, as mudanças sofridas, na contemporaneidade, pela instituição familiar e, de outro, pelo sistema escolar. Ressalta ainda algumas características de que se reveste hoje a relação família-escola e chama a atenção para o risco de se tomar a idéia de “parceria”, entre essas duas instâncias de socialização, como uma evidência inquestionável. Para tanto, defende a necessidade de se problematizar o fenômeno à luz de pressupostos sociológicos que apontam para as diferenças entre as famílias pertencentes a diferentes meios sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2008-05-30
Como Citar
Nogueira, M. (2008). Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação. Educação & Realidade, 31(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/6850
Edição
Seção
Artigos