Abordagem Etnográfica à Convivência na Escola

Autores

  • Cristina Perales Franco University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Palavras-chave:

Convivência na Escola, Etnografia, Relações Comunidade-Escola, Violência na Escola, Coexistência na Escola

Resumo

Convivência é um conceito que se refere a maneiras de conviver, de viver com os outros. A convivência na escola, em especial, é formada pela trama de relações sociais que constroem a vida cotidiana nas escolas, fornecendo os elementos e os limites relacionais sobre os quais a experiência da escola é construída. Este artigo resulta de uma investigação sobre as relações entre duas escolas de ensino fundamental mexicanas e suas comunidades locais e suas implicações para a convivência na escola. Apresenta dois desafios ao analisar a convivência na escola a partir de uma perspectiva etnográfica: um conflito entre abordagens restritivas e abrangentes e a tensão entre o específico e o complexo ao compreender a convivência.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Perales Franco, University College London (UCL), Londres - Reino Unido

Cristina Perales Franco é doutoranda em Educação na University College London (UCL) Institute of Education. Sua pesquisa principal explora as relações entre escolas mexicanas situadas em áreas vulneráveis e suas comunidades locais, enfocando as implicações para a convivência na escola. Possui publicações no México e no exterior nas áreas da educação e relações sociais, processos de inclusão e exclusão e convivência.

Publicado

2018-06-19

Como Citar

Perales Franco, C. (2018). Abordagem Etnográfica à Convivência na Escola. Educação & Realidade, 43(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/74800

Edição

Seção

Diálogo e Convivência no Cotidiano da Educação