Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo

Authors

  • Lúcia Velloso Maurício UERJ

Keywords:

Representações sociais. CIEPs. Escola pública de horário integral . Jornal O Globo.

Abstract

Desenvolveu-se análise da forma e do conteúdo de uma série de reportagens publicadas pelo jornal O Globo em 2006, para desnudar os mecanismos pelos quais o jornal reforça e reconstitui a representação de fracasso da escola pública de horário integral. Utilizou-se a teoria das representações sociais para explicitar a relação estabelecida entre a escola e sua avaliação. As reportagens atualizaram os argumentos do passado, sem contextualizá-los, legitimando a condenação do projeto e naturalizando seu abandono. A manipulação de imagens e informações inverte a responsabilidade pelo suposto fracasso: ora é atribuído aos alunos, que são pobres, através de suas histórias de vida; ora à própria escola, estigmatiza por atender ao pobre, eximindo de responsabilidade as autoridades que tiraram as condições objetivas para oferecer horário integral escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2009-11-19

How to Cite

Maurício, L. V. (2009). Escola pública de horário integral: representações do Jornal O Globo. Educação & Realidade [Education & Reality], 34(3). Retrieved from https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/9527

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.