As Primeiras Professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio?

Autores

  • Cristinne Leus Tomé UNEMAT

Palavras-chave:

Educação. Análise de Discurso. Posição-Sujeito Professor. Pronome Nós. Michel Pêcheux.

Resumo

Quem chegou? O que desejas? Neste artigo problematizamos a posição discursiva das quatro primeiras professoras da Escola Estadual da cidade de Cláudia-MT, entre os anos 1978 e 1980. A partir do referencial teórico-analítico da Análise de Discurso, discutimos os sentidos produzidos pelo sujeito que se inscreve no processo de colonização, ressignificando a sua posição-sujeito. Para tanto, analisamos o funcionamento discursivo do pronome pessoal nós nas falas das professoras sobre a sua chegada e inserção no campo de trabalho da educação.

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Biografia do Autor

Cristinne Leus Tomé, UNEMAT

Licenciada e bacharel em História pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Arquivos adicionais

Publicado

2011-12-07

Como Citar

Tomé, C. L. (2011). As Primeiras Professoras de Cláudia-MT entre 1978 e 1980: quem veio?. Educação & Realidade, 36(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/22031

Edição

Seção

Língua, Discurso e Sujeito na Educação