Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações
Palavras-chave:
Alfabetização. Alfabetismo. Letramento. Oralidade, Leitura e Escrita. Práticas e Eventos de Letramento.Resumo
As definições de alfabetização, alfabetismo e letramento estão relacionadas aos
diferentes olhares lançados sobre tais processos. Este estudo teórico trata, portanto, da
trajetória desses conceitos abordados por diferentes autores em um recorte da produção
acadêmica na área da educação, constituindo-se como uma pesquisa de caráter bibliográfico.
Inicialmente, faz-se uma incursão sobre a origem dos termos para, depois, demarcar
a abrangência do letramento – constituído pelos elementos oralidade, leitura e escrita
– e especificar os conceitos de práticas e eventos a partir dos Novos Estudos do
Letramento, dada a produtividade teórico-metodológica dos mesmos para o desenvolvimento
de pesquisas em educação. Como resultado, salienta-se o caráter múltiplo e
social das práticas de letramento, descritas através de eventos observáveis e compreendidas
em seus contextos de origem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
2010-09-24
Como Citar
Piccoli, L. (2010). Alfabetizações, Alfabetismos e Letramentos: trajetórias e conceitualizações. Educação &Amp; Realidade, 35(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/8961
Edição
Seção
Artigos