Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise

Autores

Palavras-chave:

Inferência do Discurso, Análise do Discurso, Ideologia de Gênero, Escola sem Partido, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo propõe um modelo de duas etapas para inferência do discurso em bases textuais. Os focos são a ideologia de gênero e a ação do EscolasemPartido.org e do Movimento Brasil Livre nas redes sociais bem como a presença do debate sobre o tema na Câmara dos Deputados. A primeira etapa consiste em uma análise do discurso, feita a partir das contribuições de Michel Foucault e Judith Butler. A segunda consiste na verificação da materialidade do discurso em documentos selecionados, utilizando um método de modelagem de tópicos baseado na alocação latente de Dirichlet - LDA. Conclui-se que a metodologia permite inferir a presença do discurso da ideologia de gênero nas redes sociais, impulsionando a sua recepção pelo debate parlamentar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jasmine Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Jasmine Moreira é pesquisadora do Laboratório de Investigação em Gênero Corpo e Subjetividade na Educação - Labin, PPGE, UFPR. Doutoranda e Mestre em Educação pela UFPR, graduada em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2004), MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV/ISAE e The George Washington University (GWU). 

Maria Rita de Assis César, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba/PR

Maria Rita de Assis César é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004). Bolsista Produtividade de Pesquisa CNPq/PQ2. Professora Associada IV do Departamento de Teoria e Prática de Ensino - DTPEN/Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR e professora do PPGE/UFPR. Coordenadora do LABIN - Laboratório de Investigação em corpo, gênero e subjetividade na Educação (CNPq/UFPR). 

Publicado

2019-12-12

Como Citar

Moreira, J., & César, M. R. de A. (2019). Ideologia de Gênero: uma metodologia de análise. Educação &Amp; Realidade, 44(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/86456

Edição

Seção

Artigos