Conhecimento individual e Sociedade em Piaget: implicações para a investigação psicológica

Autores

  • José A. Castorina Universidade de Buenos Aires
  • Gustavo Faigenbaum Universidade de Buenos Aires
  • Fernando Clemente Universidade de Buenos Aires

Palavras-chave:

autismo, egocentrismo, ciência, ideologia.

Resumo

Este artigo pretende ser uma reconstrução histórica das categorias utilizadas por Piaget para o estudo das relações entre os conhecimentos individuais e a sociedade. Serão examinadas as vicissitudes sofridas por conceitos, tais como autismo, egocentrismo, sociocentrismo, ideologia e marco epistêmico. O esforço principal dirige-se para o estabelecimento do sentido que eles foram adquirindo no curso da reelaboração teórica das idéias clássicas de Durkheim e das discussões e intercâmbios com seus contemporâneos, como Lucien Goldmann e Rolando García. Particularmente, fixa-se uma orientação que vai de uma perspectiva fortemente imanentista e objetivista – de ruptura entre ciência e sociocentrismo –, até uma versão mais aberta e histórica de “ciência com ideologia”. Finalmente, trata-se de avaliar criticamente as conseqüências dessas idéias para a investigação psicológica, referente ao desenvolvimento das idéias morais e institucionais das crianças. A este respeito são evocadas algumas discussões atuais originadas, em diferentes correntes de pensamento.

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Biografia do Autor

José A. Castorina, Universidade de Buenos Aires

Professor da Universidade de Buenos Aires.

Gustavo Faigenbaum, Universidade de Buenos Aires

Professor da Universidade de Buenos Aires.

Fernando Clemente, Universidade de Buenos Aires

Professor da Universidade de Buenos Aires.

Arquivos adicionais

Publicado

2002-06-01

Como Citar

Castorina, J. A., Faigenbaum, G., & Clemente, F. (2002). Conhecimento individual e Sociedade em Piaget: implicações para a investigação psicológica. Educação & Realidade, 27(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25937

Edição

Seção

Artigos