Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico

Autores

  • Myrna Cecília Martins dos Santos Amorim Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro/RJ
  • Eloiza Silva Gomes Oliveira Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ
  • Joel André Ferreira Santos Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ
  • João Roberto de Toledo Quadros Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro/RJ

Palavras-chave:

Ensino Médio-Técnico. Jogos Digitais. Algoritmos E Programação.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ensino-aprendizagem por meio de jogos digitais realizada com alunos do ensino médio-técnico de informática. A ideia é aproveitar as habilidades que os alunos possuem com jogos e mostrar como o desenvolvimento de jogos digitais pode auxiliar no ensino de algoritmos e programação de forma lúdica, disciplinas essenciais ao curso de informática, mas que possuem altos índices de reprovação e abandono do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Myrna Cecília Martins dos Santos Amorim, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro/RJ

Myrna Cecília Martins dos Santos Amorim é mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2002) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis (1998). É Doutoranda do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente orienta o projeto: Desenvolvimento e avaliação de jogos computacionais no ensino-aprendizagem.

Eloiza Silva Gomes Oliveira, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Eloiza Silva Gomes Oliveira possui Graduação em Psicologia e em Pedagogia, Especialização em Supervisão Educacional e Mestrado em Psicologia Escolar. Concluiu o Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1997. Atualmente é professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH).

Joel André Ferreira Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Joel André Ferreira Santos é Doutorando em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense. Tem atuado desde 2006 em projetos de TV digital interativa, como aluno de iniciação científica, pelo laboratório MídiaCom da UFF. É Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, onde recebeu duas vezes o prêmio Walder Moreira, do departamento de Engenharia de Telecomunicações.

João Roberto de Toledo Quadros, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Rio de Janeiro/RJ

João Roberto de Toledo Quadros é Doutor em Ciência dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia do Rio de Janeiro (IME-RJ), Mestre em Sistemas e Computação pelo IME-RJ, especialista em Docência Superior pela Faculdade Bethencourt da Silva (RJ) e graduado em Engenharia Elétrica – Ênfase em Sistemas e Computação pela UERJ desde 1987. Ministra em cursos de Informática, Administração e Engenharias.

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Amorim, M. C. M. dos S., Oliveira, E. S. G., Santos, J. A. F., & Quadros, J. R. de T. (2015). Aprendizagem e Jogos: diálogo com alunos do ensino médio-técnico. Educação &Amp; Realidade, 41(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/56109

Edição

Seção

Ensino Médio e Juventudes