Um Museu Escolar como Locus Arqueológico: história do Museu do Colégio Mauá
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236135498vs01Palavras-chave:
Museu do Colégio Mauá, Museus Escolares, ArqueologiaResumo
Esta pesquisa trata da história do Museu do Colégio Mauá (Santa Cruz do Sul, RS), aqui considerado como um museu escolar, em suas primeiras décadas, e um lócus de pesquisa arqueológica, a partir de sua reinauguração, nos anos 1960. O recorte enfatiza o papel de seus agentes que atuaram como coletores de vestígios arqueológicos na região e junto aos seus habitantes. A investigação orienta-se pela operação historiográfica no âmbito da história da educação e da história dos museus e utiliza-se de imagens fotográficas e registros escritos para construir a narrativa proposta. O substrato teórico e metodológico está fundamentado na operação historiográfica, relacionado ao paradigma indiciário com a contribuição multidisciplinar possibilitada pelos estudos da História Cultural e sua ligação com a História da Educação e a Museologia.
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