Aventuras e desventuras de professores durante a pandemia em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236132388vs01

Palavras-chave:

Pandemia, Professores, Aprendizagem Profissional, Portugal

Resumo

A pandemia exigiu adaptações imediatas no trabalho escolar cujas repercussões ainda não são bem conhecidas. No artigo, exploram-se os efeitos do confinamento nos modos de trabalho dos professores, considerando a utilização intensiva das tecnologias digitais e as oportunidades de aprendizagem profissional durante esse período. Recorre-se aos dados de um questionário respondido por professores do ensino básico e secundário entre julho e setembro de 2020. Identificam-se aprendizagens profissionais indissociáveis de mudanças nas dinâmicas pedagógicas e didáticas. Constata-se que a adaptação e adoção de novas práticas pelos professores variou em função do género, das habilitações, do nível de ensino, do tempo de serviço, entre outras variáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Gaio Alves, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UIDEF), Lisboa – Portugal

Mariana Gaio Alves é doutorada e agregada em ciências de educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professora catedrática no Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (IE-ULisboa) e investigadora na UIDEF (Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação) na mesma faculdade. A pesquisa educativa que vem realizando centra-se no ensino superior, desenvolvimento e aprendizagem profissionais dos professores, inserção profissional de diplomados do ensino superior e educação ao longo da vida. Presentemente, a maior parte do seu trabalho de investigação dirige-se às questões do desenvolvimento profissional e identidade de professores, com destaque para os de ensino superior.

Leonor Lima Torres, Instituto de Educação, Universidade do Minho (CIED), Braga – Portugal

Leonor Lima Torres é docente e investigadora no Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho, desde 1991. Socióloga e Doutora em Educação (com agregação), na área de conhecimento em Organização e Administração Escolar. Desenvolvimento de vários trabalhos de investigação no domínio da sociologia das organizações educativas, privilegiando as problemáticas da cultura organizacional escolar, processos de liderança e excelência escolar. Desempenho dos cargos de Vice-Presidente e de Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Educação entre 2013 e 2017. Atualmente desempenha o cargo de Diretora do Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Publicado

2024-11-13

Como Citar

Gaio Alves, M., & Lima Torres, L. (2024). Aventuras e desventuras de professores durante a pandemia em Portugal . Educação & Realidade, 49. https://doi.org/10.1590/2175-6236132388vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.