Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional

Autores

  • José Manuel Matos Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED http://orcid.org/0000-0003-2809-6561
  • Mária Cristina Almeida Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED http://orcid.org/0000-0002-1532-832X
  • Rui Candeias Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED http://orcid.org/0000-0002-4670-7090

Palavras-chave:

Formação de Professores, Conhecimento dos Professores, Modelos de Formação de Professores, História da Educação Matemática.

Resumo

Com o objetivo de encontrar relações entre o conhecimento profissional dos professores e a estrutura das instituições de formação, faz-se um estudo comparativo entre os modelos de formação inicial que ocorreram em Portugal entre a segunda metade do século XIX e a segunda metade do século XX. Discutem-se as formas de institucionalização, as hierarquias e as relações institucionais com outras organizações educativas. Focando essencialmente no conhecimento profissional dos professores que ensinam matemática, estuda-se como ele ocorre no seio de cada um dos modelos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Manuel Matos, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED

José Manuel Matos é Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e professor visitante na Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil. Interessa-se atualmente por tema relacionados com as dimensões sociais, culturais e históricas no ensino e na aprendizagem da matemática.

Mária Cristina Almeida, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED

Mária Cristina Almeida é licenciada em Matemática, Doutora em Ciências da Educação, e investigadora na UIED e no CICS.NOVA (Universidade Nova de Lisboa). O seu principal interesse de investigação é a História da Educação Matemática (formação de professores, desenvolvimento curricular e livros didáticos). É coordenadora do Grupo de Trabalho sobre História e Memórias do Ensino da Matemática, da Associação de Professores de Matemática.

Rui Candeias, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, UIED

Rui Candeias é mestre em Educação. Investigador na UIED e no CICS.NOVA (Universidade Nova de Lisboa). Trabalhou no Ministério da Educação sobre desenvolvimento curricular em matemática e está a terminar o doutoramento em Ciências da Educação. Faz parte do Grupo de Trabalho sobre História e Memórias do Ensino da Matemática da Associação de Professores de Matemática e já integrou a direção desta associação. 

Publicado

2021-09-10

Como Citar

Matos, J. M., Almeida, M. C., & Candeias, R. (2021). Modelos de Formação de Professores e Conhecimento Profissional. Educação &Amp; Realidade, 46(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/112154

Edição

Seção

Educação Matemática