A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa, Racionalidade Emergente, Singularsocial

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a potência das narrativas nas pesquisas em educação. Para isso, traz uma discussão sobre as pesquisas nos/dos/com os cotidianos, a partir de Alves (2008). Em seguida, discute a produção de conhecimentos na modernidade e sua forma única de enxergar o mundo, a partir de Santos (2000; 2004; 2006a) e Adichie (2019), percebendo a importância de se reconhecer outras racionalidades e a importância que a narrativa tem nesse lugar. A partir dessas discussões, apontamos as narrativas (Ricoeur, 1994; Benjamin, 1994) de experiências singularessociais (Reis, 2022) como aporte teórico-metodológico-epistemológico e político para a produção de nossas pesquisas.

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Biografia do Autor

Graça Reis, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro/RJ

Graça Reis é doutora e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED/UERJ). É professora do Colégio de Aplicação (CAp) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Líder do grupo de pesquisa ‘Conversas entre professorXs: alteridades e singularidades’ (ConPAS/CAp/UFRJ). Coordenadora do GT 13 de Educação Fundamental da ANPED, biênio 2022-2023.

Publicado

2023-04-14

Como Citar

Reis, G. (2023). A Pesquisa Narrativa como Possibilidade de Expansão do Presente. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236123291vs01

Edição

Seção

Artigos