Entre o Trabalho e a Escola: cursos de vida de jovens pobres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236120417vs01

Palavras-chave:

Jovens, Trabalho, Escola, Cursos de Vida, EJA

Resumo

O artigo apresenta dados de pesquisa de campo realizada com jovens estudantes do ensino médio na modalidade EJA de 14 escolas da rede estadual na cidade do Rio de Janeiro. Os dados analisados são resultantes de três metodologias de investigação: survey, entrevistas narrativas e dispositivos fotográficos para a narração de si. Os jovens adultos da pesquisa revelam que o retorno à escola ocorre como redescoberta do sentido da escolarização em seus projetos de melhoria das condições de vida. Trabalho e escola estabelecem entre si influências recíprocas e, para esses jovens, não são tempos sociais que se excluem, mas que se sobrepõem para constituir a experiência própria de uma juventude popular trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karina Brenner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ

Ana Karina Brenner é professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) no Departamentos dos Estudos da Educação Inclusiva e Continuada, área de Educação de Jovens e Adultos e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) na linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais.

Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói/RJ

Paulo Cesar Rodrigues Carrano é professor associado da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de pesquisa Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática (IJED). Tem doutorado em Educação e possui Bolsa Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 2.

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Brenner, A. K., & Carrano, P. C. R. (2023). Entre o Trabalho e a Escola: cursos de vida de jovens pobres. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236120417vs01

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.