Entre o Trabalho e a Escola: cursos de vida de jovens pobres
DOI:
https://doi.org/10.1590/2175-6236120417vs01Palavras-chave:
Jovens, Trabalho, Escola, Cursos de Vida, EJAResumo
O artigo apresenta dados de pesquisa de campo realizada com jovens estudantes do ensino médio na modalidade EJA de 14 escolas da rede estadual na cidade do Rio de Janeiro. Os dados analisados são resultantes de três metodologias de investigação: survey, entrevistas narrativas e dispositivos fotográficos para a narração de si. Os jovens adultos da pesquisa revelam que o retorno à escola ocorre como redescoberta do sentido da escolarização em seus projetos de melhoria das condições de vida. Trabalho e escola estabelecem entre si influências recíprocas e, para esses jovens, não são tempos sociais que se excluem, mas que se sobrepõem para constituir a experiência própria de uma juventude popular trabalhadora.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação & Realidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.