Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?

Autores

  • Liliana Soares Ferreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Palavras-chave:

Trabalho Pedagógico, Escola, Trabalho dos Professores, Práxis Pedagógica

Resumo

O artigo apresenta uma explicação para a categoria trabalho pedagógico, considerando-a fundamental na descrição de qual é e como acontece o trabalho dos professores, e resgata sentidos desse trabalho na escola. O estudo assentou-se em princípios da análise dialética, incluindo pesquisa bibliográfica e sistematização dos dados com análise de conteúdo e elaboração de argumentos. Partiu-se dos sentidos de trabalho pedagógico, distinguindo-os e mostrando preponderância em relação a sinônimos. Relacionou-se ao trabalho dos professores, apresentando modos discursivos com os quais é possível descrever concepções da categoria na escola. Sugere-se que trabalho pedagógico é trabalho dos professores quando, na escola, há espaços e tempos para a produção de conhecimento em movimentos dialéticos entre o projeto pedagógico individual dos professores e o projeto pedagógico institucional, constituindo a práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria/RS

Liliana Soares Ferreira é doutora em Educação, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-02-27

Como Citar

Ferreira, L. S. (2018). Trabalho Pedagógico na Escola: do que se fala?. Educação & Realidade, 43(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/64319

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)