A Natureza Onto-Histórica do Princípio Educativo: Gramsci e Lukács

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2175-6236117986vs01

Palavras-chave:

Trabalho, Práxis, Princípio educativo, Formação Humana

Resumo

O presente artigo aborda as distinções e as aproximações entre as elaborações de Gramsci e Lukács acerca do princípio educativo. Problematizou-se a possibilidade de o trabalho ser ou não um princípio educativo, como base de um projeto político-pedagógico emancipador. Para tanto, realizou-se uma leitura imanente das obras: Para a Ontologia do Ser Social, volume 14, de Georg Lukács; Cadernos do Cárcere, volumes 11, 12 e 22, e alguns Escritos Políticos, de Antônio Gramsci. Como resultados da pesquisa, o princípio educativo, que tenha como desígnio fundamentar um sistema educacional pautado no desenvolvimento integral dos seres sociais, foi defendido como formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís/MA

Karine Martins Sobral é professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, cuja área de ensino é Fundamentos da Educação.

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza/CE

José Deribaldo Gomes dos Santos é professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Coordena o Laboratório de Pesquisa sobre política Social doSertão Central (Lapps/FECLES). Pesquisador de Produtividade do CNPq,nível 2.

Publicado

2023-04-18

Como Citar

Sobral, K. M., & Santos, J. D. G. dos. (2023). A Natureza Onto-Histórica do Princípio Educativo: Gramsci e Lukács. Educação & Realidade, 48. https://doi.org/10.1590/2175-6236117986vs01

Edição

Seção

Artigos