Capitalismo, Classe e Meritocracia: um estudo transnacional entre o Reino Unido e o Brasil

Autores

Palavras-chave:

Marxismo, Meritocracia, Desigualdades, Neoliberalismo, Individualismo.

Resumo

A partir das bases teóricas do marxismo, este ensaio concentra-se na análise dos papéis desempenhados pela meritocracia no sistema capitalista e seus impactos sobre a classe trabalhadora. Este estudo transnacional discute os aspectos econômicos, ideológicos, culturais e políticos da meritocracia no Reino Unido e no Brasil. Em resumo, nossas análises apontam na direção do que nós chamamos de ‘uma estrutura de valores, de práticas, de significados e de símbolos meritocráticos’. Ao reproduzir as relações capitalistas de poder e classe, a meritocracia funciona como um pilar ideológico da hegemonia do capitalismo e uma justificativa para as desigualdades que ele mesmo engendra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michael Wayne, Universidade de Brunel, Londres

Michael Wayne possui doutorado pela Escola de Arte, Design e Artes Cênicas da Middlesex University (1999). Atualmente é professor de Screen Media na Brunel University. Seus principais focos de pesquisa são: cinema popular e tradições do cinema político alternativo (especialmente o Terceiro Cinema) e estudos de mídia e produção cinematográfica. Aborda o cinema e os estudos de mídia a partir das ricas e complexas bases teórico-metodológicas do marxismo.

Vinícius Neves de Cabral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR

Vinícius Neves de Cabral é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisador associado ao Centro de Estudos Críticos e Pesquisa em Educação e Desigualdade Social (UEL), é membro do Conselho Editorial da Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS) e da Journal of Class and Culture. Investiga as relações entre o campo da educação, da cultura e da análise cultural, com base em metodologias marxistas.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Wayne, M., & Cabral, V. N. de. (2022). Capitalismo, Classe e Meritocracia: um estudo transnacional entre o Reino Unido e o Brasil. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117535

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)