Mais a Temer do que Esperar: educação radical e classe trabalhadora

Autores

Palavras-chave:

Classe Trabalhadora, Global, Educação, Radical, Neoliberalismo.

Resumo

Este artigo se debruça sobre a questão de uma educação política radical a partir da perspectiva de uma classe trabalhadora global. Ele explora que forma tal educação tomaria e por que ela é fundamental para a criação de uma nova sociedade. Situando a discussão a partir de um arcabouço teórico marxista, argumenta-se que, embora seja possível a educação promover mudanças sociais, uma educação política radical só pode ocorrer fora das instituições formais de educação. O artigo explora as formas pelas quais o neoliberalismo, com o apoio da classe média, dificulta cada vez mais a educação pela busca da justiça e da libertação da classe trabalhadora. Não são oferecidas respostas definitivas, mas a possibilidade de um engajamento crítico com as questões abordadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deirdre O’ Neill, University of Hertfordshire, Hertfordshire

Deirdre O’Neill é professora da University of Hertfordshire (UK) e cineasta da classe trabalhadora. Ela é a editora principal do Journal of Class and Culture e co-coordenadora do Inside Film Project <http://www.insidefilm.org>. Ela codirigiu (com Mike Wayne) três filmes: Listen to Venezuela <http://listentovenezuela.info>, Condition of the Working Class <http://www.conditionoftheworkingclass.info> e, seu filme mais recente, The Acting Class sobre a falta de atores da classe trabalhadora <https://theactingclass.info/>.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

O’ Neill, D. (2022). Mais a Temer do que Esperar: educação radical e classe trabalhadora. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/117080

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital