Os Limites Educacionais do Capital

Autores

Palavras-chave:

Educação, Capitalismo, Marxismo.

Resumo

A partir da perspectiva do Materialismo Histórico, nosso objetivo neste artigo é construir uma crítica do que denominamos três dimensões básicas dos limites educacionais engendrados pela ordem sociometabólica do Capital, articulando a discussão desses limites ao potencial transformador e revolucionário da Educação. Partimos da concepção de que a contradição fundante da educação no Capital é apresentar-se como sistema de reprodução do quadro de valores e práticas do sistema ao mesmo tempo em que se constitui como via de contestação dessa mesma estrutura ideológica. Indicamos, em conclusão, que os limites da educação devem ser concebidos como parte do complexo quadro ideológico de referência do capital, e não apenas como elementos isolados.

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Biografia do Autor

Silvia Márcia Ferreira Meletti, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR

Silvia Márcia Ferreira Meletti possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1994), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1997), doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é Professora Associado C do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Vinícius Neves de Cabral, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina/PR

Vinícius Neves de Cabral é doutor em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É pesquisador associado ao Centro de Estudos Críticos e Pesquisa em Educação e Desigualdade Social (UEL), é membro do Conselho Editorial da Journal for Critical Education Policy Studies (JCEPS) e da Journal of Class and Culture. Investiga as relações entre o campo da educação, da cultura e da análise cultural, com base em metodologias marxistas.

Publicado

2022-02-15

Como Citar

Meletti, S. M. F., & Cabral, V. N. de. (2022). Os Limites Educacionais do Capital. Educação & Realidade, 46(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/121052

Edição

Seção

Capitalismo, Estado e Educação: os limites do Capital