Aplicação da Lei nº 12.990/2014: a gramática da exclusão na UFRGS
Palavras-chave:
Racismo Institucional, Ações Afirmativas, Cotas Raciais, Universidade, Políticas Públicas.Resumo
A dificuldade de aplicação da Lei nº 12.990/2014 nas universidades federais tem chamado atenção da comunidade científica. Nesse sentido, o presente estudo buscou compreender como se deu sua implementação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As informações foram coletadas diretamente no site de concurso da instituição. Como resultado, foi possível identificar que a combinação do racismo institucional com a ideologia do mérito impediu a adequada aplicação da norma. Por outro lado, também pode identificar-se a não observância dos dispositivos legais existentes que garantem a máxima eficácia da norma. A gramática do racismo institucional segue por caminhos muito precisos e a contratação de apenas um docente negro demonstra seu vetor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edmilson Santos dos Santos, Georgina Helena Lima Nunes, José Carlos Gomes dos Anjos, Maria da Conceição dos Reis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Ao submeter um artigo à revista Educação & Realidade e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Educação & Realidade: os direitos de primeira publicação e a permissão para que Educação & Realidade redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.