Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia

Autores

Palavras-chave:

Waiwai, Escolarização, Cristianização, Dominação, Resistência.

Resumo

O objetivo deste estudo é demonstrar como a escolarização cristianizada, mobilizada por missionários norte-americanos, foi apropriada pelos indígenas Waiwai da Aldeia Mapuera, estado do Pará, Amazônia brasileira. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso do tipo etnográfico realizado no Território Indígena Nhamundá-Mapuera/PA com professores e sujeitos indígenas. No plano teórico, a análise dos dados se inspira na teoria decolonial. Os resultados mostram que os Waiwai não aceitaram passivamente o processo imposto, não obstante compreenderem a escolarização como um valor irremediável. Práticas de dominação e resistência, contraditoriamente, foram sendo estabelecidas e hoje atuam como instrumental de sobrevivência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Nonato de Pádua Câncio, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas/TO

Raimundo Nonato de Pádua Câncio é professor adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui Pós-doutoramento e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2019); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2008). É sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped) e docente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas/UFMA.

Sônia Maria da Silva Araújo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém/PA

Sônia Maria da Silva Araújo é professora titular da Universidade Federal do Pará (UFPA). Fez Estágio Pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (2007-2008) e Doutorado em Educação na Universidade de São Paulo (2002). Atuou como vice-presidente Norte da ANPEd, biênio 2017-2019. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará.

Publicado

2021-06-23

Como Citar

Câncio, R. N. de P., & Araújo, S. M. da S. (2021). Dominação e Resistência na Escolarização Cristianizada na Amazônia. Educação &Amp; Realidade, 46(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/106385

Edição

Seção

Artigos