Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental

Autores

  • Vanessa Ferraz Almeida Neves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Danusa Munford Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Francisco Ângelo Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG
  • Kely Cristina Nogueira Souto Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Palavras-chave:

Escolarização. Inserção. Ensino Fundamental. Etnografia em Educação.

Resumo

A partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica em educação, baseada em observação participante, videogravações e entrevistas, acompanhamos o início do processo de inserção de uma turma de crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Em nosso estudo, procuramos caracterizar aspectos do início desse processo considerando a cultura escolar como algo em constante movimento, povoada por embates e contradições, e em íntima relação com a construção da cultura de pares. Destacamos alguns aspectos essenciais que caracterizaram a inserção dessas crianças no Ensino Fundamental: a rotina diariamente escrita no quadro, a preocupação com o bem-estar físico das crianças, o cuidado com os artefatos escolares, o tom de voz baixo da professora, a roda de conversa e a prática de uma criança ajudar a outra.

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Biografia do Autor

Vanessa Ferraz Almeida Neves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Vanessa Ferraz Almeida Neves é professora adjunta da Faculdade de Educação – UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010).

Danusa Munford, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Danusa Munford possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1993), graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Educação (em Curriculum And Instruction) na Pennsylvania State University (2002) e pós-doutorado na Ohio State University (Teaching and Learning).

Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Francisco Ângelo Coutinho é graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na graduação e na pós-graduação em Educação.

Kely Cristina Nogueira Souto, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte/MG

Kely Cristina Nogueira Souto possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1990) e graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Newton Paiva (1989), é mestre em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da UFMG (1998) e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG (2009). Possui pós-doutorado em Educação na Universidade de Lisboa. É professora da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais - Centro Pedagógico.

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Neves, V. F. A., Munford, D., Coutinho, F. Ângelo, & Souto, K. C. N. (2016). Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55336

Edição

Seção

Artigos