Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental
Palavras-chave:
Escolarização. Inserção. Ensino Fundamental. Etnografia em Educação.Resumo
A partir de uma pesquisa de abordagem etnográfica em educação, baseada em observação participante, videogravações e entrevistas, acompanhamos o início do processo de inserção de uma turma de crianças de seis anos no Ensino Fundamental. Em nosso estudo, procuramos caracterizar aspectos do início desse processo considerando a cultura escolar como algo em constante movimento, povoada por embates e contradições, e em íntima relação com a construção da cultura de pares. Destacamos alguns aspectos essenciais que caracterizaram a inserção dessas crianças no Ensino Fundamental: a rotina diariamente escrita no quadro, a preocupação com o bem-estar físico das crianças, o cuidado com os artefatos escolares, o tom de voz baixo da professora, a roda de conversa e a prática de uma criança ajudar a outra.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2016-12-30
Como Citar
Neves, V. F. A., Munford, D., Coutinho, F. Ângelo, & Souto, K. C. N. (2016). Infância e Escolarização: a inserção das crianças no ensino fundamental. Educação & Realidade, 42(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/55336
Edição
Seção
Artigos