As (contra) reformas educacionais e o depauperamento da experiência (Erfahrung) na escola

Autores/as

  • Ademir Henrique Manfre Unoeste - Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.74894

Palabras clave:

Educação, Depauperamento, Neoliberalismo, (Contra) Reformas.

Resumen

O presente ensaio discorre sobre os estudos realizados no primeiro semestre de 2017 junto à disciplina de “Currículo e Escola” por mim ministrada em um curso de formação de professores. Essa investigação teve como objetivo discutir a temática das (contra) reformas educacionais e o processo de depauperamento da experiência (Erfahrung) na educação escolar. O delineamento metodológico dessa análise se sustentou na reflexão e problematização de textos indicados pela disciplina, os quais serviram de sustentação teórico-metodológica para o debate proposto. Conceitos-chave da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt – sociedade administrada, Indústria Cultural, semiformação, emancipação – apoiaram a nossa investigação no sentido de evidenciar o modo como a escola da contemporaneidade necessita pensar uma formação que impeça o conformismo exacerbado. Desse modo, esse ensaio traz uma reflexão sobre o papel da escola, analisando as propostas de (contra) reformas educacionais na atualidade.

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Biografía del autor/a

Ademir Henrique Manfre, Unoeste - Universidade do Oeste Paulista

Ademir Henrique Manfré é Doutor em Educação, pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP). E Professor da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Publicado

2017-08-31

Cómo citar

Manfre, A. H. (2017). As (contra) reformas educacionais e o depauperamento da experiência (Erfahrung) na escola. Revista Debates, 11(2), 135–152. https://doi.org/10.22456/1982-5269.74894

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