Relações bilaterais Brasil-Haiti: o caso da alteridade nos discursos presidenciais e nas políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.85608

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Alteridade, Análise de Discurso, Política Educacional.

Resumo

As relações bilaterais Brasil-Haiti tiveram maior densidade com a liderança brasileira na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti. Em face desta realidade, este trabalho se interroga sobre quais são as possíveis compreensões acerca do conceito de alteridade como elemento de análise da política externa educacional conduzida pelo Brasil no Haiti? O objetivo central busca compreender a construção de sentidos acerca do outro, para tanto se torna crucial conhecer e interpretar os discursos e analisar as políticas educacionais, a fim de constatar possibilidades de materialização da alteridade enquanto percepção do outro e de suas demandas. A metodologia adotada foi a análise do discurso e a pesquisa documental. Concluiu-se que a alteridade para além de simplesmente enxergar o outro requer solidariedade, emancipação e proteção dos direitos humanos fundamentais.

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Biografia do Autor

Daniela Dos Santos Caetano, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Política e Avaliação Educacional pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Sandra Fernandes Leite, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Unicamp.

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

Caetano, D. D. S., & Leite, S. F. (2018). Relações bilaterais Brasil-Haiti: o caso da alteridade nos discursos presidenciais e nas políticas educacionais. Revista Debates, 12(3), 143–164. https://doi.org/10.22456/1982-5269.85608

Edição

Seção

Artigos