As (contra) reformas educacionais e o depauperamento da experiência (Erfahrung) na escola
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-5269.74894Palavras-chave:
Educação, Depauperamento, Neoliberalismo, (Contra) Reformas.Resumo
O presente ensaio discorre sobre os estudos realizados no primeiro semestre de 2017 junto à disciplina de “Currículo e Escola” por mim ministrada em um curso de formação de professores. Essa investigação teve como objetivo discutir a temática das (contra) reformas educacionais e o processo de depauperamento da experiência (Erfahrung) na educação escolar. O delineamento metodológico dessa análise se sustentou na reflexão e problematização de textos indicados pela disciplina, os quais serviram de sustentação teórico-metodológica para o debate proposto. Conceitos-chave da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt – sociedade administrada, Indústria Cultural, semiformação, emancipação – apoiaram a nossa investigação no sentido de evidenciar o modo como a escola da contemporaneidade necessita pensar uma formação que impeça o conformismo exacerbado. Desse modo, esse ensaio traz uma reflexão sobre o papel da escola, analisando as propostas de (contra) reformas educacionais na atualidade.Downloads
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Publicado
2017-08-31
Como Citar
Manfre, A. H. (2017). As (contra) reformas educacionais e o depauperamento da experiência (Erfahrung) na escola. Revista Debates, 11(2), 135–152. https://doi.org/10.22456/1982-5269.74894
Edição
Seção
Artigos