Como os partidos políticos brasileiros usam a Internet para atrair o eleitorado jovem

Autores

  • Antonio Teixeira de Barros Centro de Formação Politica da Câmara dos Deputados

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.51510

Palavras-chave:

Partidos políticos e Internet, Estratégias de comunicação partidária, Visibilidade política, Internet e política informacional. Partidos políticos e juventude.Partidos Políticos, Comunicação Partidária, Juventude, Internet, Política Informacional.

Resumo

Este artigo analisa como os 32 partidos políticos brasileiros usam a Internet para se comunicar com os segmentos jovens do eleitorado. O estudo identifica quatro estratégias de conexão com o eleitorado juvenil: (a) núcleo ou secretaria da juventude nos websites das agremiações; (b) divulgação de informações e eventos de interesses da juventude; (c) oferta de cursos online de educação política para jovens; (d) uso de redes sociais online. A visibilidade e a propaganda sobre os feitos partidários são os aspectos que se destacam, como tática para captar a atenção dos jovens eleitores.

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Biografia do Autor

Antonio Teixeira de Barros, Centro de Formação Politica da Câmara dos Deputados

Doutor em Sociologia. Docente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação Politica da Câmara dos Deputados, vinculado à linha de pesquisa "Educação e Comunicação para Democracia".

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Publicado

2016-08-31

Como Citar

Barros, A. T. de. (2016). Como os partidos políticos brasileiros usam a Internet para atrair o eleitorado jovem. Revista Debates, 10(2), 9–30. https://doi.org/10.22456/1982-5269.51510