As esferas pública e privada: reflexões sobre o papel da educação

Autores

  • Paula de Souza Bezerra Universidade Estadual de Londrina http://orcid.org/0000-0001-5085-8206
  • Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.72694

Palavras-chave:

Educação, Esfera Pública, Esfera Privada.

Resumo

A discussão propõe uma busca sobre os conceitos de esfera pública e privada desde a Antiguidade, bem como o papel da educação em meio a esses dois campos organizacionais. Tendo em vista a existência de uma crise que abrange diversos segmentos (político, econômico, cultural e social) na atualidade, trazemos a seguinte inquietação: precisamos de um resgate dos conceitos de público e privado? Com essa pergunta o objetivo deste artigo é fazer uma reflexão sobre o resgate do público e do privado e o papel que a educação pode desempenhar nessa perspectiva. A possiblidade de a pesquisa vir a ser um instrumento de estudo para a academia, e também um caminho para conscientização da própria comunidade, apresenta-se como sua justificativa. Como metodologia optou-se pelo estudo de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa, utilizando como principais referenciais teóricos: Hannah Arendt, Celso Lafer e José Sérgio de Carvalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula de Souza Bezerra, Universidade Estadual de Londrina

Paula de Souza Bezerra é Mestre em Educação, pela Universidade Estadual de Londrina. E Professora de Educação Infantil do Município de Cambé-Paraná.

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui, Universidade Estadual de Londrina

Rosa de Lourdes Aguilar Verástegui é Doutora em Educação (Filosofia da Educação), pela Universidade Federal da Bahia. E Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

de Souza Bezerra, P., & Verástegui, R. de L. A. (2017). As esferas pública e privada: reflexões sobre o papel da educação. Revista Debates, 11(2), 99–112. https://doi.org/10.22456/1982-5269.72694