VALORES PÓS-MATERIALISTAS E ADESÃO NORMATIVA À DEMOCRACIA ENTRE OS BRASILEIROS

Autores

  • Ednaldo Aparecido Ribeiro Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.6048

Palavras-chave:

Pós-Materialismo, Valores, Cultura Política, Adesão Normativa, Democracia.

Resumo

Uma das hipóteses derivadas da teoria do desenvolvimento humano associa a priorização de metas e objetivos pós-materialistas à ocorrência de valores e atitudes favoráveis aos processos de estabelecimento, consolidação e aprofundamento de regimes democráticos. O presente artigo pretende verificar a validade de tal afirmação para o contexto nacional, dotado de características bastante distintas das nações pós-industriais para as quais a teoria em questão foi originalmente formulada. Utilizando dados do projeto World Values Survey, o trabalho apresenta resultados de testes de associação e também de modelos de regressão que confirmam o suposto relacionamento, demonstrando que pós-materialistas tendem a manifestarem valores relativamente mais democráticos também no cenário nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednaldo Aparecido Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador da área de cultura política.

Downloads

Publicado

2008-12-25

Como Citar

Ribeiro, E. A. (2008). VALORES PÓS-MATERIALISTAS E ADESÃO NORMATIVA À DEMOCRACIA ENTRE OS BRASILEIROS. Revista Debates, 2(2), 103–133. https://doi.org/10.22456/1982-5269.6048

Edição

Seção

Dossiê