Democratismo entre atores políticos não estatais

Autores

  • Éder Rodrigo Gimenes Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Estadual de Maringá
  • Ednaldo Aparecido Ribeiro Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.39989

Palavras-chave:

Cultura Política, Democracia, Elites, Apoio Difuso, Apoio Específico.

Resumo

A pesquisa objetivou identificar a existência de um hiato entre apoio difuso e específico à democracia entre atores políticos não estatais por meio da mensuração da adesão e de correlatos com o democratismo, por meio de um survey. Os resultados evidenciaram forte apoio abstrato e medidas intermediárias de apoio específico, refletindo um gap, ainda que em menor medida que aquele referente à população brasileira. A análise estatística bivariada e multivariada apontou eficácia política subjetiva, autoposicionamento no espectro ideológico e participação politica não convencional como variáveis mais relevantes à mensuração do apoio ao democratismo entre o segmento de elite não estatal pesquisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Rodrigo Gimenes, Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2016). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (2011). Membro do grupo de pesquisa "Cultura Política, Comportamento e Democracia" (CNPq), atuando nas linhas de pesquisa "Democracia e Elites Políticas" e "Determinantes da Participação Política". Integrante dos projetos de pesquisa "Cultura política, gênero e eleições presidenciais de 2010 no Brasil" (UEM) e "Os determinantes do ativismo partidário e do comparecimento eleitoral na América Latina" (UFSC), ambos financiados pelo CNPq. Tem experiência na organização e análise de dados quantitativos e desenvolve pesquisas relacionadas à Cultura Política, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes e valores políticos, comportamento político e participação política.

Ednaldo Aparecido Ribeiro, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é Professor Adjunto nível A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Comportamento Político, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, cultura política, participação política, conselhos e pós-materialismo.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Gimenes, Éder R., & Ribeiro, E. A. (2013). Democratismo entre atores políticos não estatais. Revista Debates, 7(3), 127–148. https://doi.org/10.22456/1982-5269.39989

Edição

Seção

Artigos