Evolução dos determinantes do partidarismo na América Latina

Autores

  • Éder Rodrigo Gimenes Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriel Ávila Casalecchi
  • Julian Borba
  • Ednaldo Aparecido Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-5269.90043

Palavras-chave:

Comportamento Político, Simpatia Partidária, América Latina.

Resumo

Em continuidade à agenda de investigações, empreendemos uma análise acerca da evolução do relacionamento dos eleitores com os partidos políticos nas democracias latino-americanas, de modo que este artigo tem como objetivo analisar, em perspectiva comparada, os determinantes do partidarismo em países que se enquadram em distintas categorias em termos de enraizamento partidário: Uruguai, Argentina, Brasil e Chile. Para tanto, utilizamos os bancos de dados do Barômetro das Américas referentes ao período entre 2006 e 2016/7, cujos resultados indicam o declínio uniforme na identificação com os partidos políticos na última onda, a relevância do interesse por política e das faixas etárias dos indivíduos à manifestação do partidarismo e relativa indiferenciação entre os perfis de identificados com as principais legendas dos sistemas partidários nacionais, à exceção do caso uruguaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Rodrigo Gimenes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Segundo Líder do grupo de pesquisa "Cultura Política, Comportamento e Democracia" (UEM/CNPq), pesquisador do grupo de pequisa "Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais" (NPMS - UFSC/CNPq) e do "Núcleo de Pesquisas em Participação Política" (NUPPOL - UEM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM.

Gabriel Ávila Casalecchi

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Julian Borba

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da UFSC.

Ednaldo Aparecido Ribeiro

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente da UEM e da UFPR.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Gimenes, Éder R., Casalecchi, G. Ávila, Borba, J., & Ribeiro, E. A. (2019). Evolução dos determinantes do partidarismo na América Latina. Revista Debates, 13(2), 138–170. https://doi.org/10.22456/1982-5269.90043

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)