Proposta de sistema de indicadores de desempenho para gestão sustentável em canteiros de obras
Palavras-chave:
Medição de Desempenho, Gestão Sustentável, Canteiro de ObrasResumo
Ainda que diversos métodos para gestão sustentável em canteiro de obras tenham sido desenvolvidos nos últimos anos, observa-se a falta de ferramentas para medir e avaliar o desempenho da gestão. O objetivo deste estudo é propor um sistema de indicadores (SI) para avaliar o desempenho da gestão sustentável em canteiros de obras, definindo boas práticas como estratégia para apoiar a implementação desse sistema e a mitigação dos impactos ambientais. A abordagem de pesquisa adotada é o Design Science Research e envolve as etapas de (1) revisão bibliográfica, para identificar as boas práticas e indicadores propostos nas pesquisas; (2) levantamento de dados, para avaliar a utilização dos indicadores propostos; (3) implementação piloto do SI proposto em um canteiro de obra; e (4) avaliação do SI, dos impactos positivos esperados, da implementação e monitoramento das ações, e da operacionalidade e facilidade do SI. As principais contribuições deste artigo são o desenvolvimento do Sistema de Indicadores para Gestão Sustentável em Canteiros de Obras (SIGS), composto de 26 indicadores, em que foram estabelecidos critérios objetivos que avaliam os impactos ambientais; a identificação de boas práticas para a redução dos impactos ambientais; e a identificação de fatores facilitadores e dificultadores para a implementação do SIGS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621