Estimativa de usos finais de água em quatro edifícios de escritórios localizados em Florianópolis
Palavras-chave:
Uso racional de água. Usos finais de água. Edifícios de escritórios.Resumo
Este trabalho apresenta a metodologia usada para estimar os usos finais de água potável em quatro edifícios de escritórios localizados em Florianópolis, SC. As estimativas foram feitas mediante a obtenção dos hábitos de consumo da população de cada edifício, por entrevistas com os ocupantes ou aplicação de questionários. A vazão de torneiras foi medida. Para bacias sanitárias equipadas com válvula de descarga adotou-se vazão recomendada pela NBR 5626, e para as equipadas com caixa de descarga acoplada mediu-se o volume da caixa. Os consumos foram classificados em torneira, bacia sanitária, limpeza e outros consumos. Pela soma dos consumos de cada ocupante, o consumo mensal de água em cada edifício foi obtido e comparado à média histórica de consumo de dois anos, obtida junto à concessionária de água local. Para igualar o consumo estimado à média histórica de consumo, realizou-se uma análise de sensibilidade. Variaram-se as respostas sobre hábitos de consumo dos ocupantes para verificar qual hábito de consumo possuía maior influência na estimativa do consumo em cada edifício. Uma análise da influência do tamanho da amostra utilizada na estimativa dos usos finais também foi realizada, estimando-se os usos finais de diferentes frações da população de cada edifício. Verificou-se que a bacia sanitária é responsável pelo maior consumo específico de água nos quatro edifícios, evidenciando um grande potencial de redução no consumo de água potável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621