Sustentabilidade urbana: recuperação dos rios como um dos princípios da infraestrutura verde

Autores

  • Maiara Roberta Santos Morsch UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • Juan José Mascaró UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
  • Adalberto Pandolfo UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Palavras-chave:

rios urbanos, infraestrutura sustentável, requalificação urbana

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem a respeito da relação dos rios urbanos com as cidades com análise da situação atual desse recurso que historicamente foi elemento estruturador de muitas cidades brasileiras e atualmente se encontra em situação de abandono na maioria dos casos. Objetivando apresentar uma proposta de alternativas para a requalificação urbanística de um rio urbano através da implantação da infraestrutura verde, o artigo desenvolve um estudo de caso que tem como tema o Rio Passo Fundo na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. O procedimento metodológico foi estruturado em três etapas, em que primeiramente realizou-se a coleta de dados em gabinete e a escolha de um trecho do rio para aprofundamento do estudo. Na segunda etapa realizou-se a coleta dos dados físicos com identificação da situação atual do rio e seu entorno. Na terceira definiram-se diretrizes de requalificação do rio urbano. Ao final aplicaram-se as diretrizes no caso a fim de verificar a sua viabilidade, concluindo-se que as estratégias vão de encontro com o novo paradigma urbanístico. Com base na pesquisa desenvolvida indica-se que essas diretrizes serão válidas para casos semelhantes de requalificação urbanística de um rio urbano, o que possibilita a retomada dos rios de volta ao convívio social e equilíbrio ecológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Roberta Santos Morsch, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Possui graduação em ARQUITETURA E URBANISMO pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui Pós-Graduação em Sustentabilidade e Eficiência Energética em Edificações pela UNIVATES (2012). É Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade de Passo Fundo (2015). É Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ. Atualmente é professora da Universidade de Passo Fundo. Áreas de atuação: conforto ambiental, projeto arquitetônico e infraestrutura urbana.

Juan José Mascaró, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo - Faculdades Integradas Ritter dos Reis (1989) e doutorado em tecnologia na Arquitetura - Universidad Politécnica de Catalunya , Espanha(1995). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo (dedicação exclusiva) e pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS. Áreas de atuação: habitação de interesse social, energia, projeto arquitetônico e infraestrutura urbana. Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF 2012-14.

Adalberto Pandolfo, UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia, nos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambienta . Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade na construção civil, sistemas de garantia da qualidade, análise do valor, avaliação de projetos e gerenciamento de processos. 

Downloads

Publicado

05.10.2017

Como Citar

MORSCH, M. R. S.; MASCARÓ, J. J.; PANDOLFO, A. Sustentabilidade urbana: recuperação dos rios como um dos princípios da infraestrutura verde. Ambiente Construído, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 305–321, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/64140. Acesso em: 28 mar. 2024.