Proposta metodológica para a elaboração do projeto em nível conceitual para a melhoria da qualidade: aplicação na infra-estrutura do CETEC/UPF

Autores

  • Alcione Carvalho Becker Universidade de Passo Fundo
  • Adalberto Pandolfo Universidade de Passo Fundo
  • Luciana Brandli Universidade de Passo Fundo
  • Juliana Kurek Universidade de Passo Fundo
  • Roberto de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Qualidade de projetos, projeto de infra-estrutura, metodologia, engenharia de valor

Resumo

Com o objetivo de auxiliar no processo de elaboração de projetos de infra-estrutura, mais especificamente em Engenharia Civil e Arquitetura, este artigo apresenta uma pesquisa nas áreas de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica para a obtenção de técnicas e metodologias de desenvolvimento de produtos industriais. Após a análise de ferramentas como Engenharia do Valor (EV) e Desdobramento da Função Qualidade (QFD), foi proposta uma metodologia para elaboração de projetos de infra-estrutura em nível conceitual. É apresentada uma aplicação da metodologia desenvolvida ao projeto do Centro Tecnológico de Engenharia Civil, Ambiental e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (CETEC-UPF). Os resultados mostram que a metodologia proposta auxilia no desenvolvimento do processo de projeto de infra-estrutura, permitindo a elaboração de estratégias, e fornece elementos quantitativos para a adoção da concepção do produto indicada pelo público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25.04.2008

Como Citar

BECKER, A. C.; PANDOLFO, A.; BRANDLI, L.; KUREK, J.; OLIVEIRA, R. de. Proposta metodológica para a elaboração do projeto em nível conceitual para a melhoria da qualidade: aplicação na infra-estrutura do CETEC/UPF. Ambiente Construído, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 35–51, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3711. Acesso em: 24 abr. 2025.