As estratégias de influência dos stakeholders nas organizações da indústria da construção civil: setor de edificações em balneário Camboriú – SC
Palavras-chave:
Estratégia Organizacional, Teoria dos Stakeholders, Indústria da Construção Civil, Ambiente organizacionalResumo
A literatura sobre o tema da estratégia organizacional vem salientando a importância para a empresa do conhecimento acerca de seus stakeholders e da relevância do atendimento de suas expectativas organizacionais. Nesse contexto, apresenta-se este estudo, que tem o objetivo de identificar os stakeholders, seus graus de influência e as estratégias de influência que podem ser adotadas na interação com as organizações da indústria da construção civil – setor de edificações (ICC-SE) em Balneário Camboriú, SC. O estudo, predominantemente quantitativo, apontou como resultado 25 stakeholders do ambiente externo e 4 do ambiente interno. Os stakeholders mais importantes do ambiente externo que usam estratégias de influência são os clientes, os fornecedores de concreto, os fornecedores de mão-de-obra, os fornecedores de aço e os proprietários de terrenos para edificação. Por outro lado, os stakeholders mais influentes do ambiente interno que utilizam estratégias de influência são os funcionários, os engenheiros, os sócios e os arquitetos. O grau de interdependência dos fornecedores de concreto, aço, elevadores, cerâmica, proprietários do terreno e funcionários, incluindo engenheiros, arquitetos e sócios, é mais alto com a empresa e pode-se aplicar a estratégia “uso direto”. Os demais stakeholders têm baixa influência e podem aplicar a estratégia “retenção direta”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25.09.2008
Como Citar
HOFFMANN, Valmir Emil; PROCOPIAK FILHO, José Ademar; ROSSETTO, Carlos Ricardo. As estratégias de influência dos stakeholders nas organizações da indústria da construção civil: setor de edificações em balneário Camboriú – SC. Ambiente Construído, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 21–36, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/5643. Acesso em: 31 ago. 2026.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais
Autores de artigos publicados pela Ambiente Construído mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution BY 4.0, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.


