Estudo do processo de consolidação de argamassas colantes através da reometria oscilatória
Palavras-chave:
polymeric mortars, consolidation periodResumo
O estudo proposto neste artigo tem como objetivo avaliar o processo de consolidação de argamassas colantes, comumente utilizadas para assentamento de revestimentos cerâmicos, através da reometria oscilatória. Com base na tensão de cisalhamento gerada pela aplicação de uma deformação pré-estabelecida e em relação entre os componentes do módulo de deformação complexo, G' e G'', buscou-se entender as mudanças de comportamento ocorridas no material em um período de tempo em que se espera que ocorra parte significativa das reações químicas de hidratação do cimento. Tais reações desencadeiam uma série de transformações físicas que podem ser melhor compreendidas a partir de um perfil reológico. O que se observa a partir dos dados é que a reometria oscilatória é capaz de fornecer o perfil reológico de materiais cimentícios ao longo de um período de tempo em que as grandezas envolvidas estão em constante mudança. As misturas utilizadas no estudo foram feitas a partir do mesmo conjunto de materiais com composições diferentes quanto às proporções entre si. Demonstrou-se que a reometria oscilatória possui sensibilidade suficiente para detectar as transformações físicas ocorridas no período escolhido e, que as variações na composição das amostras foram detectadas pela técnica utilizada, dentro do espectro definido no planejamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621