Desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estrutural

Autores

  • Gihad Mohamad Universidade Federal de Santa Maria
  • Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Larissa Degliuomini Kirchhof Universidade Federal de Santa Maria
  • Eduardo Rizzatti Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cláudia Akele Jantsch Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Alvenaria estrutural, blocos de concreto, geometrias.

Resumo

O presente estudo descreve uma nova concepção geométrica para os blocos de concreto não modulares especialmente concebidos para alvenaria estrutural, com montagem capaz de permitir a superposição das paredes longitudinais e transversais dos blocos nas diferentes fiadas da parede, para facilitar o grauteamento e o posicionamento das armaduras verticais dos elementos estruturais. O conjunto de blocos possuem geometrias específicas para cada função, o que facilita a execução das alvenarias armadas e o aumento no desempenho estrutural e a produtividade Como geometria final, desenvolveu-se um conjunto não modular de unidades com potencial de atender aos objetivos do sistema construtivo em alvenaria estrutural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gihad Mohamad, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho (2007). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado. Atua principalmente nos seguintes temas: alvenaria estrutural, argamassas mistas, construção civil, análise não-linear de estruturas com elementos de interface, blocos de concreto, pavimentos em concreto e argamassas de assentamento.

Larissa Degliuomini Kirchhof, Universidade Federal de Santa Maria

possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos (2004) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, Estruturas mistas aço-concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas mistas aço-concreto, estruturas de concreto, spalling explosivo,altas temperaturas, análise numérico-experimenta

Ana Cláudia Akele Jantsch, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna de mestrado no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.

Downloads

Publicado

2015-03-06

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)