Segurança contra incêndio
estudo sobre sistemas de selagem perimetral para compartimentação vertical em fachadas
Palavras-chave:
Fire safety, Vertical compartmentalization, Perimeter fire barrier, Glazed facade, Leap froResumo
Propagação do fogo pelas fachadas via leap frog continua sendo tema frequente em artigos científicos devido ao seu potencial destrutivo, agravado pelo crescente uso de fachadas cortinas em edifícios altos. Ao contrário de outros países, o Brasil não possui norma nacional com metodologia de teste específica para avaliar barreiras perimetrais contra incêndio. O estudo tem como objetivo investigar a segurança contra incêndio de fachadas envidraçadas com medidas prescritas pela legislação brasileira e o comportamento da pluma de fogo durante o incêndio. A análise é baseada nas metodologias descritas nas normas E2307 (ASTM, 2020) e E2874 (ASTM, 2019). Constatou-se que a selagem perimetral resistiu ao fogo até a quebra do vidro adjacente, momento em que as temperaturas medidas excederam os limites permitidos, resultando na perda da compartimentação vertical. Como contribuição científica, o artigo testou pela primeira vez o sistema descrito nas regulamentações brasileiras através de metodologia normatizada para avaliar seu desempenho, destacando a importância da análise global devido à complexidade de variáveis que influenciam a propagação do fogo em fachadas envidraçadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621