Potencial de risco de incêndio das embalagens cartonadas como material de isolamento térmico
Palavras-chave:
Segurança contra incêndio, Desempenho térmico, Embalagens cartonadas, Material recicladoResumo
As embalagens do tipo “longa-vida” estão sendo utilizadas, informalmente, como alternativa para melhorar o isolamento térmico em edificações residenciais unifamiliares de madeira. Sua utilização é justificada por questões ambientais, a fim de reaproveitar estes resíduos sólidos urbanos, e por sua caraterística como barreira radiante na transmissão de calor. Porém, alguns estudos publicados analisaram apenas sua eficiência no isolamento térmico, sem considerar o comportamento do material em situações de incêndio. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise e classificação de reação ao fogo de embalagens cartonadas do tipo “longa vida”. Além do ensaio de não combustibilidade, foram realizados testes de ignitabilidade, painel radiante de parede, densidade ótica de fumaça e single burn item (SBI). Os resultados evidenciaram que o material é combustível, sendo classificado com classe de reação ao fogo VI, conforme critérios para materiais especiais. Sendo assim, com base nos resultados encontrados, pode-se indicar que as embalagens cartonadas não devem ser utilizadas como um produto para revestir o interior de edificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621