Potencial de risco de incêndio das embalagens cartonadas como material de isolamento térmico

Autores

Palavras-chave:

Segurança contra incêndio, Desempenho térmico, Embalagens cartonadas, Material reciclado

Resumo

As embalagens do tipo “longa-vida” estão sendo utilizadas, informalmente, como alternativa para melhorar o isolamento térmico em edificações residenciais unifamiliares de madeira. Sua utilização é justificada por questões ambientais, a fim de reaproveitar estes resíduos sólidos urbanos, e por sua caraterística como barreira radiante na transmissão de calor. Porém, alguns estudos publicados analisaram apenas sua eficiência no isolamento térmico, sem considerar o comportamento do material em situações de incêndio. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é apresentar a análise e classificação de reação ao fogo de embalagens cartonadas do tipo “longa vida”. Além do ensaio de não combustibilidade, foram realizados testes de ignitabilidade, painel radiante de parede, densidade ótica de fumaça e single burn item (SBI). Os resultados evidenciaram que o material é combustível, sendo classificado com classe de reação ao fogo VI, conforme critérios para materiais especiais. Sendo assim, com base nos resultados encontrados, pode-se indicar que as embalagens cartonadas não devem ser utilizadas como um produto para revestir o interior de edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia dos Santos Beck Schultz, Unisinos University

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Unisinos e estagiária no itt Performance da Unisinos.

Nicolas Gomes Laurentino, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Acadêmico da Graduação em Engenharia Civil na Unisinos e laboratorista no itt Performance da Unisinos.

Maria Fernanda Oliveira, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Dra. em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doc no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) de Lisboa/Portugal. Professora na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Roberto Christ, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Graduado em Engenharia Civil pela Unisinos, mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Civil pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - PPGEC da mesma universidade. Atualmente é professor do curso de Engenharia Civil da Unisinos. Professor pesquisador na Universid de la Costa (Colômbia). Coordenador do Instituto Tecnológico Desempenho para Construção Civil - itt Performance. Coordenador oo curso de especialização "Patologia e Perícia das Edificações " da Unisinos.

Publicado

09.10.2024

Como Citar

SCHULTZ, Júlia dos Santos Beck; LAURENTINO, Nicolas Gomes; OLIVEIRA, Maria Fernanda; CHRIST, Roberto. Potencial de risco de incêndio das embalagens cartonadas como material de isolamento térmico. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/138134. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Edição especial: os melhores artigos do ENCAC 2023

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.