Análise de vibração em placas compostas de Cross Laminated Timber e concreto para pisos de edificações
Palavras-chave:
Estruturas mistas, CLT, Concreto, Análise dinâmica, VivraçõesResumo
Este estudo visa aprofundar a compreensão sobre o comportamento dinâmico em sistemas mistos de madeira e concreto, focando-se na análise de painéis de Cross Laminated Timber (CLT) e concreto armado. Para isso, é necessário o conhecimento das propriedades desses materiais, como densidades dos materiais, módulos de elasticidade e resistência, e característica geométrica, como a inércia da seção transversal. Tais parâmetros influenciam no comportamento dinâmico dos elementos estruturais e permitem avaliar sua suscetibilidade aos movimentos de vibrações, o que pode gerar sensação de insegurança aos usuários. A partir de resultados experimentais e numéricos de frequência natural, estabelece-se relações do comportamento dinâmico dessas placas que atendam aos critérios normativos. Cinco placas com diferentes configurações de conectores entre o CLT e o concreto foram avaliadas usando acelerômetros ao longo do eixo longitudinal das peças. As placas com conectores HBV® e Chapas Expandidas tiveram desempenhos superiores àquelas conectadas com parafusos inclinados. Os valores obtidos da primeira frequência natural de vibração mais crítica ficaram acima de 17 Hz. Tais resultados atendem aos critérios da norma NBR 7190-1:2022, que preconiza o valor mínimo de 8 Hz para análise simplificada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621