Metodologia e validação de design estrutural baseado em desempenho para concepção de estrutura de torre eólica

Autores

  • Marina Ferreira Borges Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Lucas Figueiredo Grilo Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Ricardo Hallal Fakury Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Design Estrutural, Arquitetura Paramétrica e Algorítmica, Análise Estrutural, Modelo baseado em desempenho, Torre de Energia Eólica.

Resumo

Neste trabalho é estudado o processo de projeto baseado em desempenho por meio do desenvolvimento de modelos paramétricos e algorítmicos, integrando análise estrutural ao design para a geração de estruturas geométricas complexas, com base em parâmetros de produção e montagem. Essa metodologia baseia-se no Modelo Performativo, em que a forma é gerada utilizando-se critérios de desempenho. Nessa abordagem o desenvolvimento de estruturas complexas só é possível pela reversão do processo de concepção da forma, cuja geração está atrelada aos parâmetros de geometria, material e carregamento. Assim, o engenheiro estrutural não participa apenas da fase de avaliação, mas também das fases iniciais do processo, criando um processo de pesquisa e produção de conhecimento comum entre os arquitetos e engenheiros. Para investigar essa abordagem, neste artigo é feita a concepção da estrutura de uma torre de energia eólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Ferreira Borges, Núcleo de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Marina Ferreira Borges é aluna de doutorado no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG, Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2015) e possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2006) e em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC (2012). 

Lucas Figueiredo Grilo, Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Lucas Figueiredo Grilo é aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG, Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2015), Especialista em Estruturas pela UFMG (2013), Especialista em Projetos de Máquinas pela PUC-MG (2008) e possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFMG (2007). 

Ricardo Hallal Fakury, Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador 1D do CNPq, professor orientador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas da UFMG e membro do Conselho Diretor da Fundação Christiano Ottoni (fundação universitária ligada à Escola de Engenharia). Atua nas áreas de estruturas de aço, estruturas mistas de aço e concreto e estruturas em situação de incêndio.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ambiente Construído