Comparação do tempo de reverberação e índice de transmissão da fala (STI) em salas de aula construídas em décadas diferentes

Autores

  • Paulo Henrique Trombetta Zannin
  • Andressa Maria Coelho Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • David Queiroz de Sant’Ana

Palavras-chave:

Acústica. Acústica de salas de aula. Tempo de Reverberação. Simulações computacionais. Índice de Transmissão da Fala.

Resumo

Este trabalho compara e avalia os valores de tempos de reverberação TR medidos em dois edifícios didáticos da Universidade Federal do Paraná construídos em épocas diferentes. O TR de cada sala foi medido segundo a norma ISO 3382-1. O presente trabalho apresenta simulações referentes ao TR e Índice de Transmissão da Fala – STI . Nas simulações realizadas com o software ODEON, é observada a influência de diferentes materiais de acabamento sobre o TR e sobre o STI.  As simulações indicaram para uma das salas do bloco JB, com TR médio de 2,5 s, a necessidade de substituição de alguns materiais de acabamento, especialmente no piso e no teto, por outros materiais com maior coeficiente de absorção sonora. Os resultados das simulações apontam para a redução de quase 2 s no TR após a substituição dos materiais do teto e piso. Com relação ao STI, a situação inicial apontava valores entre 0,39 e 0,42, o que classificava como “ruim” a inteligibilidade segundo os padrões estabelecidos pela norma IEC 60268-16. A redução do TR conduziu os resultados simulados para o STI a se situarem entre 0,73 e 0,76, sendo então a inteligibilidade classificada pela norma IEC, como “boa”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21.04.2009

Como Citar

ZANNIN, P. H. T.; FERREIRA, A. M. C.; SANT’ANA, D. Q. de. Comparação do tempo de reverberação e índice de transmissão da fala (STI) em salas de aula construídas em décadas diferentes. Ambiente Construído, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 125–139, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/6993. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)