O uso de equações preditivas na avaliação do desempenho térmico de um protótipo habitacional constituído de materiais alternativos
Palabras clave:
Predições de temperatura, Materiais de construção alternativos, Habitação popularResumen
Partindo-se de dados medidos de temperatura interna e externa a uma edificação, pode-se gerar equações preditivas que forneçam uma informação inicial quanto à temperatura a ser alcançada pelo ambiente interno. Esse método oferece um retrato do comportamento térmico de um ambiente com relativa precisão, a partir de poucas variáveis ambientais, dispensando simulações de desempenho. Além disso, como as equações representam o padrão de relações entre o interior e o exterior de determinada edificação de forma puramente matemática, é possibilitada a avaliação de desempenho térmico quando se considera condições climáticas diferentes das originais. Neste artigo, apresenta-se pormenorizadamente o método empregado para a criação de equações preditivas para um protótipo habitacional constituído de material alternativo. São apresentados os resultados de um monitoramento térmico, realizado em dois períodos distintos: no verão e no inverno do ano de 2002. A partir desses resultados, foram geradas as equações e realizadas avaliações de desempenho considerando um período mais abrangente e mais significativo, no caso, o ano climático de referência (TRY) de Curitiba.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621