Argamassas de gesso
Palabras clave:
Gesso, Argamassa, Revestimento de argamassa, Revestimento de parede, Revestimento de estrutura de concretoResumen
O presente artigo trata sobre o emprego de argamassas de gesso como revestimentos de alvenarias e estruturas de concreto. Neste sentido, pretende discutir o estado-da-arte da pesquisa nesta área, analisando tanto resultados originais quanto os apresentados através dos experimentos realizados. O gesso utilizado neste trabalho atende às especificações das normas brasileiras quanto às propriedades físicas do pó e da pasta. No tocante à composição química, apenas o teor de SO3 (53,7%) se apresentou um pouco abaixo do especificado pela NBR 13207 (> 55,0%). Foi utilizada nos ensaios uma areia fina com as seguintes características: dimensão máxima característica de 2,4mm, massa unitária de 1,64Kg/dm3, massa específica de 2,65Kg/dm3. Foi realizado um experimento fatorial 23, com duas repetições, considerando os fatores relação água/gesso e proporção gesso: agregado, sempre em massa. Para todas as misturas foram medidas as variáveis: consistência, pelo aparelho de Vicat modificado, e tempo de início pega, ambos conforme a ASTM C 472 (ASTM, 1993). Verificou-se a influência de teor de agregado na consistência, no início de pega e na resistência de aderência. Através dos resultados considerou-se que as argamassas de gesso são viáveis do ponto de vista da resistência de aderência.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
14.04.2008
Cómo citar
JOHN, Vanderley Moacyr; ANTUNES, Rubiane Paz do Nascimento. Argamassas de gesso. Ambiente Construído, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 29–37, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3409. Acesso em: 18 sep. 2026.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor
Los autores de los artículos publicados por Ambiente Construido mantienen los derechos de autor de sus trabajos, licenciándolos bajo la licencia Creative Commons Attribution BY 4.0, la cual permite que los artículos sean reutilizados y distribuidos sin restricciones, siempre que la obra original sea debidamente citada.


