Critérios para identificação e diagnóstico de anomalias em fachadas cerâmicas através da termografia infravermelha quantitativa

Autores/as

  • Elton Bauer Universidade de Brasília
  • Raynnara Ribeiro Dias Lucenas Centro Universitário Euro Americano http://orcid.org/0000-0002-2156-3449
  • Elier Pavon Universidade Federal do Oeste da Bahia

Palabras clave:

Termografia, anomalia, fachada, fluxo de calor, descolamento cerâmico

Resumen

A termografia na inspeção de fachadas de edifícios permite a avaliação de anomalias em tempo real e sem contato. Entretanto, é necessário desenvolver critérios para a análise quantitativa das anomalias, para melhorar o mapeamento e a análise da gravidade. Para determinar e validar alguns desses critérios, avaliou-se neste estudo a ocorrência de descolamento cerâmico em um edifício por meio de inspeção termográfica. Foram inspecionadas as orientações de fachada norte, sul, leste e oeste em revestimento cerâmico. Os termogramas foram avaliados mediante o cálculo dos parâmetros Delta-T e Delta-Tcor. Avaliou-se também a influência das diferentes condições de fluxo de calor nos ciclos de aquecimento e arrefecimento quanto à capacidade de detecção e avaliação das anomalias. Os resultados apontam que o fluxo de calor influencia diretamente na capacidade de detecção e que orientações com maior incidência de radiação apresentam maior facilidade de detecção. Os resultados de Delta-T e Delta-Tcor, avaliados de forma conjunta, apresentam convergências, o que indica que o Delta-Tcor é um critério de análise satisfatório, aplicável a outros edifícios com diferentes condições de fluxo de calor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

17.03.2023

Cómo citar

BAUER, E.; LUCENAS, R. R. D.; PAVON, E. Critérios para identificação e diagnóstico de anomalias em fachadas cerâmicas através da termografia infravermelha quantitativa. Ambiente Construído, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 101–119, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/126502. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a