Critérios para identificação e diagnóstico de anomalias em fachadas cerâmicas através da termografia infravermelha quantitativa
Palavras-chave:
Termografia, anomalia, fachada, fluxo de calor, descolamento cerâmicoResumo
A termografia na inspeção de fachadas de edifícios permite a avaliação de anomalias em tempo real e sem contato. Entretanto, é necessário desenvolver critérios para a análise quantitativa das anomalias, para melhorar o mapeamento e a análise da gravidade. Para determinar e validar alguns desses critérios, avaliou-se neste estudo a ocorrência de descolamento cerâmico em um edifício por meio de inspeção termográfica. Foram inspecionadas as orientações de fachada norte, sul, leste e oeste em revestimento cerâmico. Os termogramas foram avaliados mediante o cálculo dos parâmetros Delta-T e Delta-Tcor. Avaliou-se também a influência das diferentes condições de fluxo de calor nos ciclos de aquecimento e arrefecimento quanto à capacidade de detecção e avaliação das anomalias. Os resultados apontam que o fluxo de calor influencia diretamente na capacidade de detecção e que orientações com maior incidência de radiação apresentam maior facilidade de detecção. Os resultados de Delta-T e Delta-Tcor, avaliados de forma conjunta, apresentam convergências, o que indica que o Delta-Tcor é um critério de análise satisfatório, aplicável a outros edifícios com diferentes condições de fluxo de calor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621