Proposição de modelo de maturidade para as equipes de manutenção
estudos de casos em instituições públicas
Palabras clave:
Manutenção predial, Modelo de maturidade, Edificações públicasResumen
As atividades de manutenção são imprescindíveis para a durabilidade e funcionalidade de uma edificação. Quando se trata de prédios públicos, comumente observa-se anomalias no estado de conservação. Isso pode ser ocasionado, dentre outros motivos, pela falta de serviços de manutenção ou por ações inadequadas. Diante disso, propôs-se um modelo de maturidade de equipes de manutenção predial quanto à realização de boas práticas de manutenção. Assim, o método utilizado consistiu em estudos de casos múltiplos nos setores responsáveis por tais atividades de sete prefeituras municipais, com análise documental e preenchimento de lista de verificação. Como resultado, testou-se o modelo proposto e obteve-se o nível maturidade do setor, ao qual o grupo apresentou pontuação classificável como transição para maduro (M = 50%). Dessa maneira, espera-se que a aplicação do modelo de maturidade derivado desse estudo possa auxiliar os gestores no desenvolvimento de estratégias de planejamento das atividades de manutenção predial e contribua para melhorias da gestão de tais ações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Ambiente Construído

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor/a
Derechos autorales
Los autores que publican en Ambiente Construído aceptan los términos:
- Los autores otorgan a la Revista el derecho de publicar bajo la Licencia de Atribución Creative Commons (CC BY 4.0), permitiendo el acceso, impresión, lectura, distribución, adaptación y desarrollo de otras investigaciones, si se reconoce la autoría.
- Se autoriza a los autores a distribuir el trabajo publicado en la Revista, como repositorios institucionales, o a incluir su artículo como parte de la tesis y/o disertación, siempre y cuando mencionen la referencia de publicación en Ambiente Construído.
- Cualquier persona puede leer, distribuir, imprimir, descargar e indicar la dirección del artículo completo sin autorización previa de la Revista respetando la licencia CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621