Piso de bambu chinês vs. piso de eucalipto brasileiro: estudo de caso comparativo das emissões de gases de efeito estufa no transporte

Authors

  • Thiago Zaldini Hernandes Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Keywords:

bambu, eucalipto, piso, sequestro carbono, gases efeito estufa

Abstract

Com a disseminação de produtos para construção supostamente mais sustentáveis, tais como o piso de bambu importado da China, surge a necessidade de compreender, de fato, o quão mais sustentáveis são tais opções diante de soluções locais. Analisando apenas as emissões de gases de efeito estufa relacionados ao transporte, esta pesquisa comparou duas soluções de acabamento de piso maciço: o piso de bambu chinês e o assoalho de madeira de eucalipto brasileiro. A análise do saldo de emissão de gases de efeito estufa demonstrou que o transporte do piso de bambu ao redor do mundo não consegue sozinho comprometer todo o potencial de sequestro de carbono desse material. No entanto, sua contribuição para a diminuição do saldo é significativa. A contribuição do transporte diminuiu em 28,1% o potencial de sequestro do material bambu contra a diminuição de 1,4% para o material assoalho de madeira de eucalipto produzido localmente. Ainda, a pesquisa demonstrou que, apesar da maior massa de material utilizada por metro quadrado de piso acabado, a emissão de gases de efeito estufa no transporte do eucalipto é cerca de 8 vezes menor do que a do piso de bambu.

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Author Biography

Thiago Zaldini Hernandes, Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

Arquiteto e Urbanista pela FAU USP

Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela FAU USP

Doutorando pelo IAU USP

Published

2015-01-05

How to Cite

HERNANDES, T. Z. Piso de bambu chinês vs. piso de eucalipto brasileiro: estudo de caso comparativo das emissões de gases de efeito estufa no transporte. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 7–16, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/42314. Acesso em: 10 may. 2025.

Issue

Section

Artigos