Análise de dados de reclamações em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo no Programa de Arrendamento Residencial

Authors

  • Juliana Nunes de Sá Brito UFRGS
  • Carlos Torres Formoso UFRGS
  • Márcia Elisa Echeveste UFRGS

Keywords:

Reclamações, Habitação de interesse social, Retroalimentação, Desenvolvimento do produto

Abstract

O gerenciamento de reclamações é uma prática difundida em muitas empresas do setor de manufatura, a fim de proporcionar a melhoria da qualidade de produtos e serviços. No que tange à construção civil, observam-se poucos estudos sobre a utilização desse tipo de informação na gestão de empreendimentos, sendo poucas as empresas que percebem a utilidade das informações sobre reclamações. O presente trabalho apresenta uma análise de dados de reclamações de usuários de uma amostra de empreendimentos habitacionais de interesse social, com o objetivo de investigar sua utilidade para a retroalimentação do processo de desenvolvimento do produto nesse segmento. Foram analisadas 6.956 reclamações de usuários de 42 empreendimentos habitacionais de interesse social do Programa de Arrendamento Residencial, localizados no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho envolveu um tratamento inicial dos dados de reclamações para a montagem de um banco de dados, seguido da aplicação de diversos testes estatísticos. As principais contribuições estão relacionadas com a utilidade dos dados de reclamações, incluindo a geração de indicadores que podem apoiar a tomada de decisão por parte de diferentes agentes envolvidos na produção habitacional, tais como projetistas, construtoras, agentes financiadores e empresas envolvidas na gestão da operação e manutenção. Os indicadores, se bem utilizados, podem contribuir para a melhoria de produtos e serviços que compreendem os empreendimentos habitacionais, possibilitando um aumento na satisfação dos usuários finais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Nunes de Sá Brito, UFRGS

Carlos Torres Formoso, UFRGS

Márcia Elisa Echeveste, UFRGS

Published

2011-10-12

How to Cite

BRITO, Juliana Nunes de Sá; FORMOSO, Carlos Torres; ECHEVESTE, Márcia Elisa. Análise de dados de reclamações em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo no Programa de Arrendamento Residencial. Ambiente Construído, [S. l.], v. 11, n. 4, p. 151–166, 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/17384. Acesso em: 3 aug. 2026.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)

> >> 

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.