Desenvolvimento de argamassa álcali-ativada baseada em cinzas de caldeira de dendê e queima de madeira
Palavras-chave:
Álcali-ativação, Argamassa, Cinza industrial, ResíduoResumo
Os materiais álcali-ativados são conhecidos por apresentarem rápido desenvolvimento de elevada resistência mecânica e alta estabilidade química, sendo possível a reutilização de resíduos durante sua formulação, contribuindo para o reaproveitamento de recursos e redução de diversos impactos ambientais. O presente trabalho objetivou desenvolver uma argamassa álcali-ativada baseada em cinzas de caldeira de dendê e queima de madeira, beneficiadas por meio de moagem e peneiramento. Para tal, foram avaliadas as características físico-químicas dos materiais por meio de difração de raios laser, difração e fluorescência de raios x e termogravimetria, seguido da formulação de seis aglomerantes variando-se as relações molares CaO/SiO2 e SiO2/Al2O3, sendo que dois dos aglomerantes utilizaram metacaulim como fonte complementar de Al2O3. Após avaliação das propriedades mecânicas dos aglomerantes foram formuladas três argamassas com variação do teor volumétrico de agregado em 25% e 50%, avaliadas quanto à trabalhabilidade, resistência mecânica, absorção de água e desenvolvimento de eflorescência. Foi observado desenvolvimento total de resistência com apenas 2 dias e resistência à tração média de 3,54 MPa e à compressão de 10,5 MPa aos 14 dias. As argamassas apresentaram baixa susceptibilidade ao desenvolvimento de eflorescência e taxa de absorção de 9,6%, confirmando o potencial de reutilização das cinzas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ambiente Construído

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.
Creative Commons Attribution License
ISSN 1678-8621