Diretrizes para identificação, análise e disseminação de informações sobre quase-acidentes em canteiros de obras
Palavras-chave:
Quase-acidentes, Medição de desempenho, Segurança do trabalho, Gestão da segurançaResumo
Os quase-acidentes constituem em uma das principais fontes de informações pró-ativas para a gestão da segurança. São eventos mais freqüentes que acidentes e suas causas podem potencialmente gerar acidentes sob circunstâncias levemente diferentes. Na literatura existe uma escassez de estudos sobre as características desses eventos, assim como a sua utilização na gestão da segurança. Este artigo propõe diretrizes para identificação, análise e disseminação de informações sobre quase-acidentes na gestão da segurança de canteiros de obras. A partir do estudo em uma obra de construção de um hospital, foram registrados 122 quase-acidentes, sendo que 110 desses registros foram coletados através do envolvimento formal dos operários. Os eventos foram analisados segundo cinco categorias: (a) natureza; (b) agente causador; (c) retroalimentação positiva ou negativa ao sistema de gestão; (d) prioridade, em função do risco intrínseco a cada evento; e (e) rastreabilidade do evento. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que 86,7% dos eventos foram de retroalimentação negativa e 12,7% dos eventos foram não rastreáveis - significa que não houve informações suficientes para investigação das causas. O artigo também apresenta propostas de diretrizes para implementação de um sistema de informações contendo três etapas básicas: identificação e registro dos eventos (entrada), análise dos mesmos (processamento) e difusão das informações (saída).Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.